19/09/2011


Oportunidades e desafios do setor minerometalmecânico serão abordados no 15º Seminário de Automação e TI Industrial











Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
19/09/2011

Ferramentas de tecnologia da Automação e Informação e mão de obra qualificada serão os focos da mesa-redonda ‘Os desafios da automação frente à necessidade para redução de custos de produção’, que será realizada durante o 15º Seminário de Automação e TI Industrial, entre os dias 20 e 22 de setembro, no Braston Hotel, em São Paulo (Rua Martins Fontes, 330 – Consolação).


O engenheiro eletrônico Maurício Kurcgant, diretor da ARC do Brasil, explica que devido ao grande crescimento populacional mundial, as empresas precisam de mais matéria-prima e energia, elementos que estão ficando cada vez mais caros. “As ferramentas de TA e TI estão se mostrando efetivas para reduzir os custos das empresas, amenizando os gastos com os outros elementos”. Maurício acredita que Automação e TI Industrial proporcionam benefícios como a qualidade, a produtividade e o aumento da disponibilidade do equipamento (redução de falhas). “A indústria, em geral, tem o objetivo de reduzir custo e melhorar os aspectos de sustentabilidade. Aparentemente, a forma de fazer isso é por meio da Automação e TI. Apesar de complexo, o investimento nessas áreas traz um grande retorno”.


Já Resilene Mansur, executivo de TI e Automação da CSN, abordará a questão do perfil profissional e dos serviços desejados pelas empresas convergindo para a redução de custos e ganho de produtividade. “O mercado está agressivo. A demanda e a busca por profissionais estão concorridas, por isso, é preciso investir nessa área”, considera Resilene salientando que no passado, 70% dos custos de um projeto eram destinados a equipamentos e apenas 30% para a mão de obra e, atualmente, essa estatística inverteu. “Se a empresa não conseguir reter os seus talentos irá perdê-los para o mercado, tanto no setor privado, como no setor público”.


Daniel Bio, gerente de Desenvolvimento de Negócios da SAP, fará um paralelo mostrando como a tecnologia pode suportar tanto a Automação Industrial como a retenção de mão de obra. Para isso, analisará o momento atual das empresas do setor minerometalmecânico e como a tecnologia pode endereçar as principais dificuldades do segmento. “Em um momento em que a demanda por redução de custos é muito forte, não há tempo para investir em uma nova planta. Se a empresa conseguir desenvolver uma ação que acelera o processo e traz ganhos, já é um ponto importante. É necessário ter alternativas que deem resultados rápidos e trabalhar com ferramentas que permitam interação em tempo real”, observa Daniel.


Mais um destaque da programação será palestra de abertura ‘Relação de TA com a TI Industrial no cenário atual e como isso se comportará no futuro’, a cargo de Constantino Seixas Filho, diretor executivo de Automação da Accenture. O objetivo é mostrar a convergência entre TA e TI, abordando as questões de tecnologia e serviços.


O seminário contará ainda com a apresentação de 40 contribuições técnicas, entrega do prêmio Siemens Vai de Automação, dois cursos e visita técnica à Usiminas Cubatão. Na área de Automação, o curso tratará de ‘Inteligência computacional: Conceitos e aplicações industriais em modelagem, controle e detecção e diagnóstico de falhas em processos’, a ser ministrado pelo professor da UFMG, Walmir Matos Caminhas. Já o curso voltado aos profissionais da área de TI será ‘BI – A verdadeira inteligência de negócios aplicada às melhores práticas de mercado’, sob o comando de Eduardo Pugliesi, da Neoris do Brasil.


Mais informações no site do evento, informações gerais com Cíntia Ramos, pelo telefone (11) 5534-4333 ramal 122, informações sobre inscrições com Margareth Nunes, ramal 124, ou Renata Puga, ramal 173. Para patrocínio, o contato é Maria Lúcia, ramal 133.
mais informações:


http://www.abmbrasil.com.br/news/noticia_integra.asp?cd=4349

Você pode gostar: