23/11/2011

Watt/hora: Unidade de energia.

                           Acho que todo mundo sabe o que é um litro. Sabendo o que é um litro, não temos problemas em entender que "um litro por segundo" é uma taxa de vazão de um líquido. A própria frase já nos ajuda a compreender. Com eletricidade, os termos nos confundem um pouco.
A princípio, o termo "Watt-hora" pode parecer como uma taxa, já que inclui o elemento tempo nos lembrando do "por hora".  E um Watt, como um litro, parece representar a quantidade de alguma "coisa". Mas na verdade, um Watt é uma taxa, e um watt-hora é uma quantidade. Podemos comparar um watt (tecnicamente um joule por segundo) à taxa com que a água enche um balde (uma certa quantidade de litros por segundo), e um watt-hora ao número de litros em nosso balde.
Essa distinção entre watt e watt-hora é fundamental! Estes termos não significam a mesma coisa, embora frequentemente
sejam utilizados de modo confuso. Os termos são confusos, e o mal uso frequente contribui para aumentar esta confusão.
Que tal se você pedir para alguém lhe trazer 3 litros/segundo de leite do supermercado? Certamente você não será compreendido!
A mesma confusão ocorrerá se você pedir para seu serviço de consultoria emEnergias Renováveis para planejar um sistema que te dará 14.000 watts. O seu designer precisará saber se você quer esta quantidade continuamente (um sistema gigantesco) ou se você realmente está fazendo mal uso dos termos e quer dizer 14.000 watts-hora/dia (um sistema razoável). Você pode também estar querendo dizer que deseja um pico de 14.000 watts, para lidar com cargas indutivas (motores, ferramentas elétricas) em momentos onde você liga todas as suas ferramentas ao mesmo tempo.
O termo watt-hora define a quantidade de energia utilizada quando deixamos ligada uma carga de 1 watt por 1 hora. Multiplique watts x horas e você terá watts-hora. Quando utilizamos watt-hora podemos comparar cargas, fontes geradoras e baterias independentemente de suas voltagens. Quando você faz a análise de seu uso de energia, para planejar um sistema de Energias Renováveis, converta tudo para watt-hora, e o processo será muito mais fácil.
Quem está conectado na rede elétrica compra energia por Kilowatt-hora, o que significa 1.000 watts. Quando alguém diz que pagou por 50 Kilowatts no mês passado, é óbvio que esta pessoa não compreende os termos. É como dizer que você comprará 3 litros/segundo de leite. Isso apenas nos diz a taxa, não a quantidade total.
Uma outra confusão de terminologia é com relação à "potência" e "energia". Energia elétrica é medida em watt-hora. Potência elétrica é uma taxa de fluxo de energia, e é medida em watts. Comumente, utilizamos "potência"e "energia" de modo muito solto, e frequentemente fora do sentido técnico correto. Isso não me incomoda muito, já que na maior parte de nossas vidas não ficamos falando tecnicamente. Também parece meio sem sentido ter a expectativa de que toda a população utilizará estes termos em seu sentido mais técnico.
Mas quando falamos em watts e watts-hora, somente confundiremos os outros, e a nós mesmos, se não utilizarmos os termos corretamente. Um watt-hora é uma medida de energia, é uma quandidade de uma "coisa". Um watt é ataxa com que a energia é gerada ou utilizada.

Você pode gostar: