30/08/2013

O que é Automação?



Vamos começar por um conceito básico: O que é automação?
É um conjunto de técnicas aplicadas sobre um determinado processo com o objetivo de tornar o seu funcionamento o mais independente possível da intervenção humana.
Por processo entendemos um conjunto de atividades ou passos para a produção de um bem ou execução de um determinado serviço.
Dentro deste contexto, surgem alguns ramos da automação:
  • Automação Industrial – Onde as técnicas são aplicadas ao controle e otimização de um determindo processo industrial. Exemplos: Produção de Aço (processos siderúrgicos), Produção de Celulose, Extração e beneficiamento de minérios, Refino de petróleo, etc.
  • Automação Comercial – Aplicação das técnicas na otimização de processos comerciais, geralmente utilizndo-se mais software do que hardware, tais como: Sistemas Controle de Estoques, contas a pagar e receber, identificação de mercadorias por códigos de barras, etc.
  • Automação Residencial – Aplicação de técnicas no conforto e segurança de residências e conjuntos habitacionais, tais como: Controle de acesso, porteiro e portões eletrônicos, Circuitos Fechados de TV (CFTV), controle de luminosidade, controle de umidade, temperatura e ar condicionado (HVAC), etc. Atualmente esta área é conhecida como Domótica.
Como ganhos possíveis na automação de um processo, temos o aumento da eficiência do processo, reduzindo perdas de tempo, material, consumo de energia, contribuição com a preservação ambiental através da redução da emissão de resíduos e melhores condições de segurança, principalmente humana.
Para que a automação de um determinado processo seja possível, é necessário que seja realizado um estudo técnico (também chamado de engenharia básica) que fará o levantamento de todas as necessidades, a identificação, análise e determinação da melhor estratégia de controle, bem como os melhores e mais adequados recuros de hardware e/ou software necessários para a aplicação. 

                                                                                                      

Você pode gostar: